quarta-feira, 19 de março de 2008

Vence por nós


Depois de uma goleada ao Nacional, em que Liedson bisou, Moutinho marcou um golão e Yannick também marcou depois de vários meses afastado dos relvados devido a lesão, o Sporting tem de estar com a moral em cima.

O jogo de segunda-feira à noite foi um dos melhores que o Sporting realizou para o campeonato. Excepção feita obviamente ao Ronny, acho que todos os jogadores estiveram bem. Até o Gladstone não vacilou e o Farnerud está claramente a melhorar o seu futebol e entrou bem. Na minha opinião, pode ser um jogador para ficar no Sporting para a próxima época, apesar dos sucessivos, mas cada vez menos, assobios que se ouvem em Alvalade quando ele entra em campo.

Não tenho dúvidas em dizer que o próximo jogo do Sporting será o mais importante, o mais difícil da temporada. Porque vamos defrontar uma equipa à qual ainda não ganhámos este ano e com quem partilhamos, infelizmente, o 4ºlugar. Espera-se, todavia, que esta partilha seja por pouco tempo.

Ao olhar para a equipa do Sporting, notamos hoje um problema novo. Começa a poder haver dúvidas na constituição da equipa por uma maior competitividade do plantel. Isto, fundamentalmente, porque estão a entrar na equipa mais dois grandes jogadores jovens. Falo, logicamente, de Pereirinha e de Adrien Silva.

Ainda por cima, hoje, o Sporting já tem um guarda-redes para o futuro, a crescer de jogo para jogo.

Apesar do campeonato feito até agora, não penso duas vezes ao dizer que o plantel do Sporting está melhor hoje do que estava há uns tempos e que, com tantas lesões, problemas que os Vitórias e o Porto não tiveram, o Sporting pode estar no caminho certo: reduzir passivo, renegociar dívida, manter jogadores da formação e...ganhar títulos.

É curioso o facto de ter sido o Sporting a equipa portuguesa que mais títulos arrecadou no ano passado, ao vencer a Taça e a Supertaça.

Este ano somos a única equipa portuguesa que luta por todas as frentes. E só o campeonato já não podemos ganhar. Para termos uma noção das coisas, Porto e Benfica já só estão a competir em 2 frentes e os Vitórias lutam apenas pelo campeonato. Mas a Taça da Liga é, foi e sempre terá de ser um objectivo do Sporting. Não é nenhum troféu inferior, como alguns, por terem sido eliminados querem fazer ver.

Não há crise que dure quando nos deparamos com uma equipa na Final da Taça da Liga, nos Quartos-de-Final da Uefa e nas Meias-Finais da Taça de Portugal.

Vale mesmo a pena dizer, se chegámos até aqui, porque não acreditar que é mesmo possível ganhar?

Eu acredito e, em princípio, vou estar no Algarve, na histórica (por ser a primeira) final da Taça da Liga, que ficará na memória por ter sido uma final verde, da esperança.

A minha esperança é a de que o Sporting ganhe e que junte aquele troféu aos mais de 13 mil que junta no seu museu. Para que possamos continuar a dizer que somos o segundo clube da Europa que mais títulos tem.

Sem comentários: