quinta-feira, 6 de março de 2008

Tu cá, tu lá...



Pela consideração que tenho pelas pessoas que aqui comentam, terei de dizer que registo o comentário que me foi enviado sobre o artigo anterior e que me pediu para não ser publicado.

Mas hoje vou escrever sobre a Uefa. Ou melhor, vou escrever sobre um lance específico ocorrido, primeiro, no Sporting - Benfica e depois no Benfica - Getafe, pelo mesmo jogador, com sanções opostas.
Antes de passar a analisar essa situação, digo apenas que os resultados não me surpreendem. O Benfica perdeu, naturalmente, em casa com o 10ºclassificado do campeonato espanhol e o Sporting empatou em Bolton, uma equipa também claramente inferior ao Sporting.

Uma coisa engraçada seria analisar os resultados e exibições (!) que Benfica e Sporting têm nas competições europeias e depois comparar com a classificação da Liga Portuguesa. O Sporting apesar de eliminado da Champions fez exibições memoráveis contra Manchester, Roma e Dynamo. Depois fez uma exibição de gala em casa com o Basileia e foi depois à Suiça golear o Basileia. O Benfica, por contrário, foi eliminado da Champions com duas equipas que, hoje, já não estão na Liga dos Campeões. Depois ganhou apenas por 1-0 contra uma equipa que luta desesperadamente pela não-despromoção na Alemanha e em Nuremberga esteve a perder por 2-0, mas acabou por empatar o jogo e seguir em frente. Hoje, perdeu em casa com o Getafe.
Mas eu gostava hoje de falar de Cardozo. Custou mais de 9 milhões de euros, era rotulado de super-goleador, mas só marcou mais um golo que Vukcevic que, por um lado, não fez tantos jogos e, por outro, custou menos, bem menos, de metade do valor
so super-goleador paraguaio.

Eu confesso que vejo raramente os jogos do Benfica. Mas nos dois últimos, "o único coelho que Cardozo tirou da cartola" foi mesmo uma cotovelada. No fim-de-semana, num jogo para o campeonato, arbitrado por um português (o Paraty!), o Cardozo deu uma cotovelada no Tonel. O árbitro (e os fiscais de linha) não marcou falta, não mostrou sequer amarelo. Hoje, jogo de competições europeias, arbitrado por um árbitro de competições europeias foi expulso. Encarnado directo. Rua! Sem espinhas!
Isto tudo só para dizer mesmo que em lances semelhantes, cá, o árbitro não "vê", porque não faz nada, não sanciona. Lá, portanto em competições europeias, é encarnado directo.

Mas Cardozo, por não ter sido sancionado, deve "apanhar com" um sumaríssimo. Dois jogos de suspensão porque seria encarnado directo também no jogo do passado fim-de-semana. Essa foi a lição que a Uefa deu hoje à Liga. Mas sabemos bem que podemos esperar sentados, quando esperamos por sumaríssimos a jogadores do Benfica. Parece que são intocáveis...

Depois de ver, ouvir e escrever sobre este lance, só me questiono. Será que valerá ainda a pena pensar nisso? Ou a justiça ou, mais concretamente, a verdade desportiva é já uma causa perdida?

2 comentários:

E disse...

O facto de haver esse tipo de coisas no Benfica ou no Sporting ou no Porto que não referes aqui, não tira mérito desportivo aos outros. O mérito de quem ganhou é sempre parcial nos clubes, especialmente para quem perdeu.

Luis Cirilo disse...

O meu amigo raramente vê jogosd do SLB porque o SLB raramente joga.
Está mais habituado a ser levado ao colo...