terça-feira, 11 de março de 2008

A minha solução do problema


O Sporting está mal. Mal, mal, mal!!...
Por isso, como sócio e como defensor de um mega debate interno, apresento, desta maneira, a minha solução para o enorme problema com que se depara o Sporting.
Em primeiro lugar, constatamos que no Sporting há apenas duas vias para a liderança: a primeira com Soares Franco e a segunda com Abrantes Mendes. Não havendo terceira via, estou com Soares Franco. Mas incomoda-me o facto de não ver ninguém da direcção do Sporting pressionar e criticar árbitros, como acontece nos outros clubes. Assim, Bettencourt ou Ribeiro Telles ou os dois juntos deviam ser a voz externa do clube, para assumirem, além de outras, as funções que hoje no Sporting, pelo aparente vazio, não foram entregues a ninguém.
Depois, julgo que ao plantel do Sporting falta a motivação. Assim, podendo ir buscar Sá Pinto, um símbolo de raça e entrega ao Sporting, penso que a solução estará em entregar a Sá Pinto a tarefa de motivar o plantel, fazendo, em conjunto com Pedro Barbosa a ligação plantel-SAD.
O Sporting precisa, obviamente, de reforços. Não escondo as minhas preferências. O Sporting precisa, no meu entender, de um central, de um lateral esquerdo, um médio centro, um extremo e um avançado.
Deixo aqui possíveis nomes para o Sporting:
1) Manucho, avançado, 24 anos do Manchester United. Pode vir para o Sporting, sob o pretexto do protocolo entre os dois clubes ou a preço de saldos ou com um empréstimo de média/longa duração com opção de compra. Custo - zero ou baixo.
2) Jorge Ribeiro, defesa esquerdo, Boavista. Acaba contrato no fim desta época e pode vir a preencher a lacuna de lateral esquerdo da selecção nacional. Sendo complicada a renovação do empréstimo de Grimi, pouco aconselhável a compra de Had e não sendo Ronny um candidato a titular, Jorge Ribeiro, português, pode ser o lateral esquerdo do Sporting. Custo - zero.
3) Rochemback, médio, Middlesbrough. Acaba contrato no fim do ano e quer sair. Teve uma passagem gloriosa pelo Sporting, tendo sido neste clube que passou os melhores momentos da sua carreira. Custo - zero.
4) Zé Castro, defesa centro, Atlético Madrid. Quer sair e o Atlético quer vendê-lo, o que baixa o seu valor, podendo estar ao alcance do Sporting. Português e relativamente jovem, mas com experiência, pode ser potencial reforço, empurrando Tonel para o banco. Custo - desconhecido.
5) Com pouco dinheiro gasto, ficará o Sporting com a possibilidade de ir um buscar mais um extremo e até reforçar o banco de suplentes e se sobrar dinheiro pode investir num bom lateral dinheiro para o lugar do Abel.
6) Ainda podemos tentar ir buscar o Caneira, de novo, ao Valência, mas definitivo, fechando a defesa.
7) Exemplos de outros nomes, para o banco: Beto (GR, Leixões); Celestino, Paim, Saleiro e Varela (todos, regressando dos empréstimos); outros jovens com potencial como João Ribeiro (da Naval).
Acima de tudo, não se ponham a inventar com Ruben's Amorim's e jogadores que não serão mais-valias para o Sporting.
Assim, as saídas podem ser: Had, Izmailov, Gladstone, Celsinho, Derlei e Tiago(todos a custo zero). Ainda pode emprestar o Paulo Renato, o Ronny e o Purovic. O Abel pode ser vendido e se for por bom dinheiro, o Stojkovic também é transferível. O Miguel Veloso pode sair se aparecer a tal proposta milionária.
O treinador continuaria a ser Paulo Bento.
Enfim. Soluções haverá muitas. Umas são viáveis, outras nem tanto. Esta é uma solução. A minha. Que não sei quanto dinheiro há para investir, quais são as obrigações do Sporting para com a banca e que sou um amador na observação de jogadores para reforçar o plantel. Eu só acho é que se pode rentabilizar o dinheiro, investindo nas pessoas certas para os lugares certos. Deve é ser aberto o debate para se discutir o futuro do clube. O Sporting, certamente, só terá a ganhar com isso.

3 comentários:

Luis Cirilo disse...

Vi o sporting em Guimarães como imaginará caro António.
De facto existe ali muito para fazer.
Nomeadamente em termos de reforços.
Mas também em termos de dispensas e transferencias.
Concordo consigo quanto ao Miguel Veloso.
Esta na hora de o vender.
Caso contrário,sem ofensa,é outro Nuno Gomes.

Anónimo disse...

ruben amorim vai para os lampiões, segundo a imprensa da especialidade.

Anónimo disse...

Fernando (Leiria)
Robson (Setúbal)
Jorge Ribeiro se ainda não estiver comprometido com o Porto...
Daniel Carriço
Marcelinho (Naval)
Geromel (Guimarães)
Marcelão

E apostava também em extremos das camadas jovens. Ás vezes mete impressão não termos extremos para abrir o jogo.
Não sei o que acham...