terça-feira, 30 de outubro de 2007

Colégio S. João de Brito, a excelência do ensino em Portugal


Eu fui aluno no Colégio S. João de Brito naquela que é, sem dúvida, a fase mais exigente na vida dos estudantes. Fiz todo o ensino secundário no Colégio, fiz bons amigos lá e conheci pessoas que são muito importantes para mim. Escrevi, num outro blogue, sobre a importância do Colégio.
Como sabem, estudo Direito. Mas na altura de escolher uma área, escolhi mal. Optei pela área de economia. Foi o Colégio que corrigiu essa minha má opção. Devo muito a todos os professores que me permitiram alcançar uma média super confortável para, mesmo com uma anterior má escolha, entrar no curso que, verdadeiramente, queria.
Seria injusto se apenas referisse a importância de alguns professores. Vou referi-los a todos, porque todos eles são fantásticos. A prof. Elisabete Correia fez-me adorar a língua portuguesa e foi um forte suporte para minha óptima nota no exame, o prof. Chico (Francisco Sousa) ensinou-me a filosofia. A prof. Isa Melo foi quem me ensinou a História de Portugal e do Mundo e, também ela, porque fiz todo o 12º sem ter comprado os livros de História, assumiu uma grande importância na nota que obtive, já que História, para mim, era disciplina especifica. O setor Costa (José Manuel Costa) fez-me manter em forma. Admiro a paciência da prof. Maria de Jesus Cruz, pela paciência que teve em me ensinar Técnicas de Organização Empresarial (I, II e III) e Economia, as disciplinas para as quais eu estava menos vocacionado. A prof. Maria Regina Briz ensinava inglês com um jeito muito seu, uma autoridade amiga dentro da sala de aula. O prof. Rui Duque ensinava-os ITI (informática, basicamente!). Quem estimulava a minha relação com Deus era, primeiro, o padre José Araújo e, depois, o padre Alberto Sousa. Todos eles foram muito, muito importantes. Os últimos nomes que deixo são os de José Maria Antunes, o melhor professor de Matemática do país, que era o nosso director de turma. É uma pessoa que jamais vou esquecer. A prof. Maria Manuela Pestana ensinou-me I.D.E.S. e I.Direito. Para justificar a importância que teve para mim deixo o facto de eu ter obtido 17,3 no exame de I.D.E.S. e o facto de ter, no fim de tudo, escolhido o curso de Direito.
Foram anos fantásticos os que passei no colégio. Com a equipa de futebol do Colégio cheguei a ganhar uma medalha pelo segundo lugar que alcançamos na festa das famílias. Foi com essa equipa, de que fiz parte, que foi inaugurado o novo campo de futebol sintético do Colégio, num jogo em que fui titular, contra a equipa do meu coração – o Sporting. Perdemos por 3-0 e não esquecerei esse dia.
Fiz grandes amigos e guardo religiosamente o meu Livro de Curso, com as palavras que todos os meus amigos me deixaram.
É sempre uma alegria voltar ao colégio, mas acima de tudo é com saudade que olho para o ranking das escolas. O Colégio continua nos primeiros lugares do ranking, o que me deixa, naturalmente, muito orgulhoso.
Com excelentes condições para tudo, o Colégio S. João de Brito distingue-se pela sua exigência, pelos valores que incute aos jovens, pela integração de todos em tudo o que o Colégio organiza. Foi de lá que surgiram grandes nomes da sociedade portuguesa. E, pelo sucesso que o colégio continua a ter, creio que é lá que “se constrói muito do futuro de Portugal”.
Com muito orgulho, muita honra, mas muita saudade, dou os parabéns aos alunos e aos professores do Colégio S. João de Brito, que são os responsáveis pelo facto de o colégio continuar a ser a grande referência e a excelência do ensino em Portugal.

Sem comentários: