segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Modernizar o futebol e profissionalizar os árbitros



O futebol é o desporto dos milhões.
Os adeptos gastam muito dinheiro nos bilhetes para ver bons espectáculos.
Os clubes gastam milhões para comprar jogadores, para pagar salários, na manutenção do estádio, constroem academias para que as nossas equipas sejam competitivas no estrangeiro...
Não compreendo porque é que continuamos com jogadores do melhor que há no Mundo e árbitros amadores. Isso propicia a corrupção no futebol e impede a verdade desportiva. Muitas vezes são os árbitros que prejudicam os espectáculos. Não posso estar de acordo com uma nomeação de um árbitro que é sócio do Benfica para um jogo do Benfica. Ou do Sporting ou do Porto. É por isso que há dúvidas. E estas dúvidas têm de acabar.
Se um árbitro errar, na semana seguinte está, novamente, a apitar outro jogo. Não há consequências para os erros. Não concebo isso!
O futebol é o único desporto que está indiferente aos progressos científicos. Hoje há todas as condições para ser garantida a verdade desportiva. Há televisões que permitem à equipa de arbitragem ver se um jogador estava ou não fora de jogo, se foi ou não foi falta num lance e até os permite esclarecer em caso de dúvida se a bola estava, ou não, dentro da baliza. Muitos erros acabariam.
O campeonato do Mundo de râguebi deu o exemplo. O futebol não tem de ter vergonha de copiar estes novos métodos.
Tenho a certeza absoluta que, com profissionalização dos árbitros e uma modernização do futebol, com a introdução de apoio televisivo, pelo menos, as classificações dos campeonatos seriam diferentes. Pelo menos, em Portugal...
Se o árbitro tivesse visto, na televisão, que o golo do Luisão, em que faz falta sobre o Ricardo, era irregular e se o árbitro tivesse visto que o Ronny, do Paços de Ferreira, marcou um golo com a mão em Alvalade, o Sporting teria sido, nos últimos 3 anos, 2 vezes campeão. Não percebo porque é que, depois de todos vermos na televisão esses erros de arbitragem, com influência no resultado e na classificação do campeonato, os jogos não são repetidos. Mas há todo o interesse em manter tudo como está.
Quem perde é a verdade desportiva e, como tal, o Sporting não ganha campeonatos!

1 comentário:

rei dolce disse...

ui,ui, os resultados não aparecem e a culpa é dos outros!!! os suspeitos do costume, enfim, as desculpas do costume!!