segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Mão pesada


Paulo Bento é um treinador diferente.
Não é especial, comete erros e muitos desses erros, por si cometidos, foram responsáveis por maus resultados do Sporting.
Mas o Sporting é um clube, cuja equipa de futebol tem muitas limitações. Não há dinheiro e sem dinheiro, a equipa é a possível. O Sporting tem a melhor equipa dentro das suas possibilidades. E, por isso, as ambições do Sporting devem ser ambições não muito altas, comparadas com as ambições do FC Porto.
O facto de ser a equipa possível não quer, necessariamente, dizer que é uma equipa fraca. Não é. Tem óptimos jogadores. Tem bons gestores. E tem uma boa equipa técnica.
Voltemos, então, à primeira frase que escrevi. Paulo Bento é diferente porque exige disciplina ao plantel. Não olha a nomes, mas às atitudes dos jogadores, castigando os atletas que faltam a estas regras disciplinares, exigidas por Paulo Bento. Já aconteceu com Polga, com Alecsandro e até Liédson ficou fora dos convocados duas vezes seguidas. No ano passado, apostou em Carlos Martins e este não correspondeu. Fez uma falta desnecessária e levou cartão amarelo. Paulo Bento levantou-se para chamar alguém para substituir, imediatamente, o Carlos Martins. Contudo, antes da substituição, Carlos Martins faz nova falta, leva novo amarelo, sendo expulso. Não voltou a jogar no Sporting e esteve sempre fora dos convocados. Acho bem.
O que está em causa não é o valor de Carlos Martins, até porque é um dos jogadores mais tecnicistas que já vi jogar. O mesmo se diz em relação a Alecsandro, Polga e Liedson, todos eles, ou pelo menos quase todos, muito bons. De resto, hoje, Polga e Liedson são os dois pilares do Sporting.
Agora, Stojkovic, guarda-redes do Sporting, parece que chegou atrasado a Lisboa. É evidente que ele é o melhor guarda-redes da equipa de futebol do Sporting. Mas foi (e muito bem!) castigado. Independentemente dos custos deste castigo, foi tomada a atitude certa. Há que haver disciplina, amor à camisola e respeito pelos adeptos. Paulo Bento esteve, mais uma vez, irrepreensível.
De resto, além desta boa gestão do plantel, Paulo Bento ganhou 2 títulos para o Sporting (uma Taça de Portugal e uma Supertaça), em 2 anos, que completara amanhã.
Parabéns e continuação de bom trabalho, Paulo Bento!

Sem comentários: