segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Balanço de 6 jornadas – a arbitragem influencia classificação do Sporting





Pergunta sobre a arbitragem do Estrela – Benfica e do Benfica – Sporting: com a cabeça é penalty e com a mão na bola não é. Mas não era ao contrário? O que aconteceu é que nos dois casos o Benfica foi beneficiado. Caso contrário, perdia um jogo do campeonato e outro da Taça da Liga. Estaria, de resto, fora dessa competição! Esta época vou fazer um balanço. Vou publicar os erros claros da arbitragem, que influenciaram a classificação do Sporting.
Sporting: 6 jogos, 3 vitórias, 2 empates, 1 derrota. Das 3 vitórias, numa o Sporting foi claramente prejudicado, tendo o árbitro desse jogo tido clara influência no marcador. Duas grandes penalidades claras ficam por marcar. Primeiro, Abel é carregado dentro da área. Era penalty. Evidente! O árbitro marcou falta contra o Sporting, o Abel levou o cartão amarelo por “alegada” simulação e ficou ainda magoado. Depois, Vukcevic sofre falta dentro da área. Claríssima. O fiscal de linha, pelo menos ele, tinha de ver. O árbitro marcou falta fora da área. Foi na Amadora, no Estrela – Sporting. O Sporting ganhou 2-0. Mas se fossem marcadas as grandes penalidades, teria sido 4-0. Pelo menos. Ah, e o Maurício teria sido expulso porque foi ele que cometeu as faltas e levaria um cartão encarnado, por acumulação de amarelos.
Entre os empates, num deles o árbitro teve influência no resultado. Foi no Benfica – Sporting. Primeiro, Romagnoli foi carregado dentro da grande área. Penalty evidente. Não foi marcado nada. Erro claro. 1-0 para o Sporting. Depois, mão de Katsouranis dentro da área. O fiscal de linha deu ordem para grande penalidade. O árbitro não marcou e disse que o que viu foi que tinha sido com o ombro. Não foi. Erro! Se está lá o fiscal de linha é para situações como estas. Esteve bem porque mandou marcar penalty. O árbitro não marcou. Porque não viu…era 2-0 para o Sporting. Fica, ainda, um penalty por marcar a favor do Benfica no último minuto do jogo. Ficaria 2-1. Vitória do Sporting. Mais dois pontos para o Sporting. Menos 1 para o Benfica.
A derrota no Dragão seria empate. O golo do Porto surge na marcação de um livre indirecto, que não o foi. Foi um corte de Polga, para Tonel, Tonel afasta-se e a bola vai para o guarda-redes do Sporting, que a agarrou. Corte! Não atraso! Sem esse golo, ficaria 0-0. Empate. Mais um ponto para o Sporting, menos 2 para o Porto.
São factos. Erros claros. Situações evidentes. O Sporting estaria neste momento a 2 pontos do Porto e não a 7.
Erros a mais. O Sporting tem de ter uma atitude mais séria em relação à arbitragem. Sou, por isso, a favor de mais um LUTO. Pela verdade desportiva, que, em Portugal, morreu.




ERROS:

PORTO – SPORTING (1-0) - Golo do Porto surge num livre indirecto dentro da área, por um atraso que não o foi. Erro claro! O resultado ficaria 0-0. Menos 2 pontos para o Porto. Mais 1 para o Sporting.

ESTRELA – SPORTING (0-2)Duas grandes penalidades por marcar. Não foram. Não teve influência na distribuição dos pontos, mas teve influência no marcador e um jogador do Estrela teria sido expulso. Mas nos pontos, tudo na mesma.

BENFICA – SPORTING (0-0)Duas grandes penalidades por marcar a favor do Sporting e uma contra. Ficaria 1-2, vitória do Sporting. Mais 2 pontos para o Sporting. Menos 1 para o Benfica.

FORAM “ROUBADOS” POR CLAROS ERROS DA ARBITRAGEM:
SPORTING: +3 PONTOS
PORTO: -2 PONTOS
BENFICA: -1 PONTO E SERIA ELIMINADO DA TAÇA DA LIGA

1 comentário:

Anónimo disse...

Tens razão
^^
Bjosss