sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Rigor


Li um comentário num outro blogue que dizia que a frase "ganhar não é tudo, é a única coisa" e a frase "ganhar a tudo o custo" eram sinónimas.
A primeira frase significa que se fará tudo o que estiver ao nosso alcance para se ganhar. Por exemplo, quando uma equipa de futebol deixa a pele em campo para ganhar um jogo.
A segunda frase é diferente, dando a "custo" o significado que essa pessoa que comentou. Dá para entender que "custo", para essa pessoa, é fazer golpadas. Pode não ser esse o significado de custo, mas pensemos que é. Então, nesse caso, "ganhar a todo o custo" quer dizer que, por exemplo, uma equipa de futebol irá contar com apoios de terceiros para ganhar o jogo. Terceiros, neste caso, são as equipas de arbitragem.
Contudo, no meu entender, esta segunda frase não quer dizer, necessariamente, o que esse senhor disse que significava, porque entendo "custo" como "custo pessoal" ou "custo de uma equipa". Assim, esse custo podia ser uma lesão que um jogador teve quando fez tudo para marcar um golo, por exemplo.
O que digo em relação ao futebol, digo em relação à política. Quis dar o exemplo porque parece que estou a falar para palermas, que estão a misturar alhos com bugalhos, estão a somar laranjas com bananas e não é assim que deve ser.
A frase "ganhar não é tudo, é a única coisa" não quer dizer senão que existe uma enorme motivação e ambição no sentido de se alcançar uma vitória. Não ponham palavras minhas na boca da candidata nem palavras dos vossos sonhos na minha boca.
Penso que, neste aspecto, não deixei nenhuma razão para tudo não ficar esclarecido.

4 comentários:

Anónimo disse...

por falar em rigor: no site da mamã vem lá dito que há ex-vereadores do PSD em Lisboa que agora são assessores na câmara. mas quem são eles?

Anónimo disse...

então mas afinal o que diz a lena é verdade ou são, como de costume tretas! Coitado de ti! O problema foi não teres tido uma mão presente quando era tempo... agora nada a fazer. mas ela continua ausente...

Anónimo disse...

então mas afinal o que diz a lena é verdade ou são, como de costume tretas! Coitado de ti! O problema foi não teres tido uma MÃE presente quando era tempo... agora nada a fazer. mas ela continua ausente...

Anónimo disse...

ele há gajos muito ordinários! como da mãe deles dizem o pior(eles próprios) não entendem que haja filhos a dizer bem das suas.