terça-feira, 16 de outubro de 2007

Democracia


A democracia, ao contrário do que alguns pensam, não é sinónimo de guerra.
Eu, com 19 anos, teoricamente, teria uma maior tendência para ver num adversário político um inimigo pessoal. Não é assim que vejo os socialistas nem os comunistas, nem nenhuma lista que se candidata contra o meu Partido que, como todos sabem, é o PPD/PSD.
Na prática, o que verifico é que tenho uma maior maturidade democrática do que várias pessoas que não adoram este conceito, como eu. Tenho vários amigos socialistas, do bloco de esquerda, comunistas e do CDS, então, são mesmo muitos. Li um artigo num outro blogue em que era defendida a tese de que se uma pessoa é vista com um adversário político deve ser expulsa do partido. Mas que democracia é esta? Imaginemos que eu me candidatava à Associação de Estudantes de uma Universidade, contra um amigo que, por ter outras ideias, encabeçava outra lista. Qual era a razão para eu não continuar a ser amigo dele? Devemos admitir e debater todas as diferenças políticas, mas não podemos deixar de ser solidários com as pessoas com quem trabalhamos e "partilhámos" períodos da nossa vida.
Os últimos dois anos foram úteis ao PSD. Agora, sabemos aquilo que não devemos fazer. O caminho é o de trazer novas caras e não de expulsar os que já cá estão. Sabemos que o nosso pior não pode ser o melhor do Partido Socialista. Vejamos os casos de Isaltino e o caso de Manuel Alegre. O PS deu o exemplo, nós demos o exemplo do que não se deve fazer. Mas o politicopata continua a achar que estavamos no bom caminho...e o pior é que há mais como ele! Não perceberam as sondagens!
O politicopata mostrou, com esse artigo, ser daqueles cavalos que tem uns objectos nos olhos, em que só conseguem olhar numa direcção. Não vêem mais nada!
Oxalá, o PSD não continue assim...
O ódio aos nossos adversários não tem nada que ver com o conceito magnífico que é o conceito de democracia.

1 comentário:

Anónimo disse...

HÁS-DE EXPLICAR AQUI NESTE BLOG A SEMELHANÇA DO ISALTINO MORAIS COM MANUEL ALEGRE.

1) O MANUEL ALEGRE DEFENDEU OS IDEAIS DA DEMOCRACIA MUITO MAIS QUE O ISALTINO MORAIS.
2) O MANUEL ALEGRE NÃO SE ENCONTRA ACUSADO DE CORRUPÇÃO.

QUANDO TIVERES MAIS 10 ANOS, AQUELES QUE FORAM TEUS ADVERSÁRIOS POLÍTICOS PASSARÃO A SER INIMIGOS POLÍTICOS PORQUE:
A) TE TRAMARAM E RETIRARAM O TEU NOME DA LISTA
B) FIZERAM UM ACORDO COM OUTRO CABEÇA-DE-LISTA E DEIXARAM-TE DE MÃOS VAZIAS.

CONHEÇO MALTA DA JSD COM 16 ANOS QUE TÊM MAIS EXPERIÊNCIA POLÍTICA POR TEREM PASSADO POR ASSOCIAÇÕES DE ESTUDANTES DO QUE TU.

ESTÚPIDO!