quinta-feira, 29 de novembro de 2007

As vitórias morais



As equipas portuguesas não ganharam nenhum dos seus jogos desta 5ªJornada da Liga dos Campeões. Mas parece que voltámos aos tempos das vitórias morais, que nos deixam péssimas recordações.
O Benfica empatou mas está tudo em euforia.
O Porto foi goleado, mas tem a desculpa de ter tido 15 minutos muito fracos e ainda a desculpa do seu treinador ter posto a jogar Stepanov, em vez de Pedro Emanuel, e que esse mesmo Stepanov acabou por ser a ovelha negra da equipa, por ter deixado Torres fazer o 2-1 e ter feito um penalty que deu o 3-1, foi expulso e a defesa do Porto abriu-se, depois, permitindo o 4-1.
O Sporting perdeu em Old Trafford porque não mereceu ganhar o jogo, já que na 2ª Parte esteve sempre preso cá atrás. Parece que, mesmo assim, somos quem mais percebe a realidade, de que o Manchester é muito melhor que nós. Mas já lá vamos.
Vi o jogo do Benfica, contra o Milão. É importante dizer que o Milão está, neste momento, em 9ºlugar na Liga Italiana, a 11 pontos do Inter, que é primeiro. Em 12 jogos para a Liga, o Milão só ganhou 4 e está a anos-luz de ser uma equipa candidata ao título europeu. Essa é uma realidade que os benfiquistas não conhecem ou, se conhecem, não querem saber dela. Porque é mais importante viver na ilusão de que o Benfica ontem encostou o campeão europeu às cordas. Enfim. Ontem era, de facto, uma oportunidade única do Benfica ganhar ao Milão, mas, depois de ter visto o jogo, o Benfica não mereceu ganhar. Não teve arte suficiente para isso. Acredito que, a jogar contra o Milão, o Porto, nas condições do Benfica, golearia em casa, com toda a tranquilidade. O empate para o Benfica é um péssimo resultado e foi, assim, com toda a justiça, eliminado da Liga dos Campeões. A memória não pode ser curta. O Benfica podia ter levado uma goleada história em Milão, foi ridicularizado pelo Shakthar em casa, perdeu bem em Glasgow e apenas fez 3 pontos à custa de um golo marcado já no último minuto do Benfica-Celtic. Ontem não jogou o suficiente para ganhar, não teve qualidade suficiente. Houve só alguma vontade dos seus jogadores.
Depois, o Porto. Foi goleado em Liverpool, por culpa, na minha opinião, de Jesualdo Ferreira e da imaturidade de Stepanov que não pode cometer erros daqueles na Liga dos Campeões. Todos dizem que o resultado foi injusto e que não deve ter consequências. Partilho dessa opinião. Mas acho engraçado que o Porto pode ter 15 minutos fraquíssimos e sofrer 3 golos e que quando foi o Sporting que, em Braga, em 3 minutos sofreu 2 golos, então aí já há crise. É fantástico! O Porto, contudo, lidera o grupo, por uma razão: é a melhor equipa do grupo e julgo que se fará justiça se o Porto passar à fase seguinte da prova, em primeiro lugar do seu grupo. Mas 4-1 é uma goleada, como não me lembro de ver o Porto sofrer nos últimos anos e há sempre ilações a tirar desta pesadíssima derrota do bi-campeão português.
Quanto ao Sporting, o que disse está dito. O Sporting perdeu porque não teve maturidade para fazer na 2ªParte o que havia feito até ao intervalo. Perdeu com justiça, dada a superioridade evidente do Manchester United.
Curioso, é que o Liverpool estava em vias de despedir Benitez e o Milão está, na Liga, a 11 pontos do primeiro classificado. Eram adversários mais fáceis, do que o do Sporting que jogava contra a melhor equipa que Alex Ferguson (que treina o United há 20 anos) já treinou, como o próprio fez questão de dizer.

Desejo melhor sorte ao Braga, que joga hoje com uma das melhores equipas do Mundo, que já lidera a Liga Alemã. Oxalá, o Bayern não nos saia na rifa quando formos disputar na Taça Uefa...

2 comentários:

Anónimo disse...

este parece ser o país dos pobres e desgraçados!

Anónimo disse...

vais ver se o milan não é candidato