
As equipas portuguesas não ganharam nenhum dos seus jogos desta 5ªJornada da Liga dos Campeões. Mas parece que voltámos aos tempos das vitórias morais, que nos deixam péssimas recordações.
O Benfica empatou mas está tudo em euforia.
O Porto foi goleado, mas tem a desculpa de ter tido 15 minutos muito fracos e ainda a desculpa do seu treinador ter posto a jogar Stepanov, em vez de Pedro Emanuel, e que esse mesmo Stepanov acabou por ser a ovelha negra da equipa, por ter deixado Torres fazer o 2-1 e ter feito um penalty que deu o 3-1, foi expulso e a defesa do Porto abriu-se, depois, permitindo o 4-1.
O Sporting perdeu em Old Trafford porque não mereceu ganhar o jogo, já que na 2ª Parte esteve sempre preso cá atrás. Parece que, mesmo assim, somos quem mais percebe a realidade, de que o Manchester é muito melhor que nós. Mas já lá vamos.
Vi o jogo do Benfica, contra o Milão. É importante dizer que o Milão está, neste momento, em 9ºlugar na Liga Italiana, a 11 pontos do Inter, que é primeiro. Em 12 jogos para a Liga, o Milão só ganhou 4 e está a anos-luz de ser uma equipa candidata ao título europeu. Essa é uma realidade que os benfiquistas não conhecem ou, se conhecem, não querem saber dela. Porque é mais importante viver na ilusão de que o Benfica ontem encostou o campeão europeu às cordas. Enfim. Ontem era, de facto, uma oportunidade única do Benfica ganhar ao Milão, mas, depois de ter visto o jogo, o Benfica não mereceu ganhar. Não teve arte suficiente para isso. Acredito que, a jogar contra o Milão, o Porto, nas condições do Benfica, golearia em casa, com toda a tranquilidade. O empate para o Benfica é um péssimo resultado e foi, assim, com toda a justiça, eliminado da Liga dos Campeões. A memória não pode ser curta. O Benfica podia ter levado uma goleada história em Milão, foi ridicularizado pelo Shakthar em casa, perdeu bem em Glasgow e apenas fez 3 pontos à custa de um golo marcado já no último minuto do Benfica-Celtic. Ontem não jogou o suficiente para ganhar, não teve qualidade suficiente. Houve só alguma vontade dos seus jogadores.
Depois, o Porto. Foi goleado em Liverpool, por culpa, na minha opinião, de Jesualdo Ferreira e da imaturidade de Stepanov que não pode cometer erros daqueles na Liga dos Campeões. Todos dizem que o resultado foi injusto e que não deve ter consequências. Partilho dessa opinião. Mas acho engraçado que o Porto pode ter 15 minutos fraquíssimos e sofrer 3 golos e que quando foi o Sporting que, em Braga, em 3 minutos sofreu 2 golos, então aí já há crise. É fantástico! O Porto, contudo, lidera o grupo, por uma razão: é a melhor equipa do grupo e julgo que se fará justiça se o Porto passar à fase seguinte da prova, em primeiro lugar do seu grupo. Mas 4-1 é uma goleada, como não me lembro de ver o Porto sofrer nos últimos anos e há sempre ilações a tirar desta pesadíssima derrota do bi-campeão português.
Quanto ao Sporting, o que disse está dito. O Sporting perdeu porque não teve maturidade para fazer na 2ªParte o que havia feito até ao intervalo. Perdeu com justiça, dada a superioridade evidente do Manchester United.
Curioso, é que o Liverpool estava em vias de despedir Benitez e o Milão está, na Liga, a 11 pontos do primeiro classificado. Eram adversários mais fáceis, do que o do Sporting que jogava contra a melhor equipa que Alex Ferguson (que treina o United há 20 anos) já treinou, como o próprio fez questão de dizer.
Desejo melhor sorte ao Braga, que joga hoje com uma das melhores equipas do Mundo, que já lidera a Liga Alemã. Oxalá, o Bayern não nos saia na rifa quando formos disputar na Taça Uefa...
2 comentários:
este parece ser o país dos pobres e desgraçados!
vais ver se o milan não é candidato
Enviar um comentário