terça-feira, 27 de novembro de 2007

Nota - comentários

Repito que este blogue não vive dos comentários. Não sei quantas pessoas visitam este blogue, diariamente, e apenas gosto que deixem comentários, na medida em que os mesmos alimentam o saudável debate, democrático, de ideias.
Lembro-me quando era pequenino de um dia em que a professora me disse que "a tua liberdade acaba onde começa a do outro". Era qualquer coisa desse género, mas com o mesmo sentido.
Esse princípio que me foi incutido eu era muito, muito pequenino foi o principal motivo que me fez accionar a moderação dos comentários que aqui são feitos, não como forma de censura, mas na defesa das pessoas referidas nesses comentários, normalmente anónimos.
Há outros motivos que levaram a que tomasse essa decisão. Um deles é a defesa da verdade. Apesar de, por vezes, parecer, este não deve ser o país do "faz de conta". Muitos dos comentadores falam de coisas que "faz de conta" que é verdade. Vi muita barbaridade e muita mentira ser dita nos comentários. Tanto aqui no blogue, como lá fora.
A partir de hoje, todos continuam a poder deixar o comentário, mas irei verificar, previamente, se correspondem aos dois requisitos que acabei de referir, assim como, naturalmente, às regras da liberdade, do bom senso e da boa educação.
Peço desculpa aos leitores que aqui comentaram, sobretudo os 3 que comentaram hoje de manhã, por ter apagado os seus comentários, já que, como accionei a moderação de comentários tive de apagar e voltar a publicar o artigo, pelo que, no momento em que apaguei o artigo, os comentários foram também apagados.
Logicamente, aceitarei todos os comentários que obedeçam a esses requisitos, estando ou não estando de acordo com o conteúdo dos mesmos. Publicarei tudo o que obedecer aos requisitos básicos que mencionei.

1 comentário:

Anónimo disse...

De facto já era altura!