quarta-feira, 28 de novembro de 2007

O teatro dos sonhos



O Sporting foi a Old Trafford, jogar contra o Manchester United, treinado por Sir Alex Ferguson há muitos, muitos anos. Curiosamente, esse mesmo treinador, que treina o United há muito tempo disse que nunca tinha treinado uma equipa tão boa como a actual equipa do United.
Tenho, desde que o nosso pequeno Ronaldo partiu para Manchester, um carinho enorme por esse clube, reforçado com a ida da nossa jóia, Nani, para o mesmo clube.
Confesso que, principalmente depois de saber o resultado que a Roma estava a fazer em Kiev, o resultado do Manchester-Sporting era quase indiferente. Era bom não perder para podermos igualar o feito de José Mourinho, o único treinador de uma equipa portuguesa que não perdeu em Old Trafford. Empatou. E o Sporting esteve perto, perto do empate...
Mas a sorte, ou o que quisermos chamar-lhe, está de costas voltadas para a nossa equipa e voltámos a sofrer nos últimos minutos do jogo. Golo de Ronaldo, ou melhor, um golão do nosso Ronaldo, essa acaba por ser a boa notícia.
Há uma larga diferença de mentalidade entre os adeptos do Sporting e os adeptos das outras equipas portuguesas. Quando os jogadores saem do Sporting e continuam a sua evolução, eu quero muito que eles sejam os melhores do Mundo. Como foi Luis Figo, também o nosso Ronaldo está em vias de ser, lutando ingratamente com Kaka por um estatuto em que, na minha opinião, tem de ser de Ronaldo. E, quanto muito, a lutar teria de ser, também na minha opinião, com Messi, mas, por enquanto, Ronaldo é bem melhor, comparando com Messi como com Kaka.
Os dois golos que Ronaldo marcou ao Sporting deram 600 mil euros ao United e puseram-no, nesta altura, no topo dos melhores marcadores da Champions, com 5 golos marcados. O Sporting foi afastado porque foi, e ontem notou-se isso bem, inferior ao Manchester United e não teve a sorte de empatar em Roma e de ganhar em Alvalade, como podia perfeitamente ter acontecido, bastando que tivesse havido maior competência e maturidade da nossa equipa. Não houve. Partimos assim para a Uefa, que era o objectivo natural de um Sporting, colocado no terceiro pote, atrás de um colosso europeu, candidato ao título da Champions, e a Roma, que é também uma grande equipa da Europa, servindo a actual selecção campeã do Mundo, com alguns jogadores do seu valioso plantel.
Perto de 2000 sportinguistas foram a Manchester na perseguição de um sonho, que era pontuar lá, mas o regresso a Lisboa foi assim feito com uma maior tranquilidade, na medida em que, aconteça o que acontecer, o Sporting irá continuar nas competições europeias, através da Taça Uefa, este ano com equipas de topo do futebol europeu.
Concretizou-se o sonho de muitos jovens do Sporting, como Rui Patrício, Veloso, Moutinho e Pereirinha que disfrutaram, sem dúvida, daquele jogo. A surpresa acabou por ser Marian Had, que me parecia um "perna de pau", mas que tem todas as condições para tirar o titularidade ao protótipo do típico brasileirinho, o Ronny, que não se esforça e mais não faz num jogo do que atirar dois dos seus pontapés-livres...à barreira.
Qualquer pessoa que já tenha estado em Old Trafford compreende que é um sonho jogar ali. É daqueles estádios em que só apetece entrar para o campo e jogar.
Uma coisa mais: a diferença das culturas portuguesa e inglesa. Liedson viu um golo seu ser anulado por alegado fora-de-jogo. Era o 2-0 para o Sporting e o fora-de-jogo foi muito duvidoso. Em Inglaterra, pelo que vi, os comentários dos adeptos dizem que o golo devia ser válido, porque em caso de dúvida, "deixa-se jogar" ou "beneficia-se o ataque". Para nós, portuguesinhos, o fora-de-jogo aceita-se porque o fiscal de linha não viu bem. A diferença é que em Inglaterra os adeptos conhecem as regras do jogo e querem que sejam aplicadas. Nós, portuguesinhos, damos sempre o benefício da dúvida aos árbitros, o que só contribui para que eles cometam ainda mais erros.
Histórias à parte, o Manchester United venceu bem e nós seguimos, de cabeça erguida e com espírito ambicioso, para a Taça Uefa.

1 comentário:

Anónimo disse...

"Chicharito" Hernández......