domingo, 11 de novembro de 2007

A demissão justifica-se


O Sporting perdeu 3-0 em Braga, num jogo em que tudo correu ao contrário. Essa é a verdade. É que, neste momento, para se marcar um golo Sporting, o único segredo é rematar à baliza, porque o Tiago não faz uma defesa. É cada tiro, cada melro.
Para mim, este resultado é injusto. Só vi a segunda parte e o Sporting estava perto de fazer o empate quando o Braga marcou dois golos de rajada. 3-0 é um resultado que não explica o que aconteceu esta noite em Braga.
Mas esta derrota volta a fazer com que os adeptos se questionem sobre a qualidade do plantel do Sporting. E aí as responsabilidades são de Carlos Freitas.
Vejamos só os reforços da equipa principal do Sporting desde o verão de 2006: Farnerud, Paredes, Bueno, Alecsandro, Gladstone, Izmailov, Vukcevic, Purovic, Stojkovic, Derlei, Pedro Silva, Had e Celsinho. Tivemos o azar de perder o companheiro de ataque de Liedson. Tivemos o azar de perder o nosso novo lateral, também por lesão. E Stojkovic parece estar momentaneamente lesionado. Mas, excepção deita a Izmailov e Vukcevic, nenhum dos outros provou o quer que seja com a camisola do Sporting.
Para sermos competitivos na Europa temos de ganhar campeonatos e investir em bons jogadores. O Sporting precisa do mesmo que já precisava antes deste campeonato: um central, um médio, um médio-ala e um avançado. Ah. Farneruds, Hads, Paredes e Tiago não têm qualidade. O Sporting tem estado em saldos e quando vende é em troca de muito pouco. Veja-se o exemplo de João Alves, Douala, Miguel Garcia ou Custódio, que, ainda por cima, era o capitão da equipa.
Muitas vezes, o Sporting podia ter apostado como fez o Porto. Anderson esteve a um passo do Sporting, mas foi para o Porto, como Adriano e Paulo Assunção. Não se apostou em Maxi Lopez para arriscar em Purovic, uma aposta que, até esta noite, foi claramente perdida.
Os jogadores que chegaram ao Sporting pela mão de Carlos Freitas, na sua maioria, não justificaram a aposta por parte da direcção do clube e não constituiram um verdadeiro reforço da qualidade da equipa principal do Sporting.
Como a função de Freitas é a de reforçar qualitativamente o plantel e como não o conseguiu, julgo que tem todos os motivos e mais algum para sair. Ou com o seu pé. Ou empurrado.

Quanto a Paulo Bento, julgo que o Sporting poderia ter jogado em 4.2.3.1 com Patrício na baliza, Ronny, Tonel, Polga e Abel, Veloso e Moutinho, Izmailov, Romagnoli e Pereirinha e na frente o Romagnoli. Julgo que dessa forma poderiamos ter tido outra sorte. Mas é apenas a minha opinião, de adepto, sócio e treinador de bancada. Não me parece que o Sporting possa jogar só com um lateral em Braga, nem que só tenha um estilo de jogo: o 4.4.2 losângo, que todos já conhecem, que já foi usado noutras equipas e nunca deu grandes resultados.

A 8 pontos do Porto e a 4 do Benfica, nem tudo está perdido. O desaire em Braga não é anormal. É verdade que o Benfica goleou, mas foi contra uma equipa completamente em crise, sem dinheiro, sem jogadores e sem motivação para continuar a existir. O Porto, nos últimos 2 jogos, fez apenas 2 pontos. Haja esperança. Continuemos a trabalhar. Com ou sem Carlos Freitas. Urgente é reforçar, e reforçar a sério, este plantel. É que o banco do Braga era bem melhor que o nosso...

1 comentário:

luis cirilo disse...

Caro António
como o meu Vitória esta em disputa directa com o seu Sporting até gosto de ver o percurso leonino neste campeonato.
Assim ainda vamos á Champions !
Claro que,opiniao de adepto de outro clube mas que não antipatiza com o SCP,vos faltam aguns jogadores.
Desde logo um guarda redes.
O clube que teve Carvalho,Damas,Meszaros,para só falar de alguns que vi jogar,não pode ter estes guarda redes.
Stojkovic parece-me inexperiente,Tiago já deu o que tinha a dar (que nunca foi muito...)e Patricio ainda não é o tempo dele.
Depois no ataque Liedson não pode ter aquelas companhias.
Sem Derlei (esse sim seria formaria com ele excelente dupla)resta um inconsequente Djaló e um Purovic muito fraquinho.
Assim não dá mesmo.
O clube que fez Futre,Figo,Quaresma,Ronaldo,Simão e Nani não tem um extremo que se aproveite !
Mais valia terem ficado com Varela em vez de ter ido para o Huelva.
Em suma:como diz,caro António,nada está perdido mas em Janeiro tem de ir ás compras.
Três ou quatro verdadeiros reforços.
Se não...melhor para o Vitória !