segunda-feira, 21 de setembro de 2009

A equipa de andebol e a "Nave" de Alvalade


Hoje, vou falar do andebol do Sporting.
Apesar da derrota fora na primeira jornada, contra o FC Porto, a prestação leonina fazia antever uma época ainda melhor do que a anterior. Com um plantel cheio de qualidade e de potencial, com um treinador que tem sido apenas um dos exemplos dos treinadores excepcionais que o Sporting tem nas suas modalidades, acredito, mais do que nunca, de que, apesar dessa derrota logo na primeira jornada, finalmente, iremos acabar com o jejum de títulos no andebol.
Hoje, contra o Benfica, que é outro candidato ao título, o Sporting, jogando em casa, impôs-se e venceu por 37(!)-28.
Creio que a vitória do Sporting era previsível até porque, já no ano passado, se não fosse o Benfica ter impedido os adeptos do Sporting de irem ao pavilhão da Luz e sem arremessos constantes de objectos, o Sporting já era a melhor equipa. Mas, ainda assim, talvez não fosse suficientemente forte para jogar para o título.
Este ano, com reforços de peso, as diferenças saltam à vista. E, sendo uma equipa que está numa fase prematura da sua construção, a exibição no Porto já tinha deixado boas expectativas.
É de enaltecer esta aposta no andebol, assim como a promoção das outras modalidades e do desportivismo. Porque o Sporting não deve fechar a porta aos adeptos adversários, nem aceitar títulos que não sejam conquistados graças à superioridade dentro do campo. E este princípio vale para todos os desportos. Ganhar sem ser melhor não chega. Pelo menos para os sportinguistas.
Mas uma coisa é certa: esta equipa de andebol merece jogar num outro espaço, para que todos os sportinguistas a possam apoiar. Daí a necessidade de um novo pavilhão, que nos faça recordar a velhinha "Nave de Alvalade", onde assisti a tantas grandes vitórias e onde sofri, também, algumas frustrações. Era para a "Nave" que eu ía, muitas vezes, aos domingos à tarde...
Espero que o actual presidente não se esqueça desse sonho de muitos adeptos e que continue a trabalhar no regresso de várias modalidades a Alvalade. Sabemos que a situação financeira é alarmante e que a conjuntura também não está fácil, mas as saudades da "Nave de Alvalade" já começam a apertar.

Sem comentários: