domingo, 13 de setembro de 2009

Um "empate" de cinco a zero


Antes de Manuela Ferreira Leite ter vencido o debate de ontem, foi Sócrates que o perdeu. E perdeu-o logo quando quis pôr em causa a credibilidade, coerência e seriedade de Manuela Ferreira Leite. Foi um erro infantil, ao tentar atacar o que não é susceptível de ser atacado.
Mas não foi só aí que Sócrates perdeu. Foi também quando quis repetir perguntas, na tentativa de lançar suspeitas, às quais a líder do PSD já tinha respondido. Com respostas que não deixavam quaisquer margens para dúvidas.
Houve ainda uma terceira questão, relaccionada com a segunda, que foi quando Sócrates tentou passar a ideia de que Manuela Ferreira Leite, na questão de portajar auto-estradas e da privatização da segurança social, não as punha no seu programa, mas tinha a intenção de as fazer. E que não as colocou no programa porque tinha medo de perder votos. Ora, isto dito por uma pessoa que prometeu as SCUT's, os 150 mil postos de trabalho, entre uma série de coisas, é um erro enorme.
Nesta terceira questão, os pontos que Sócrates perdeu foram para Manuela. Que respondeu, com sentido de Estado, à reforma da Segurança Social e com seriedade à irrelevância de portajar, neste momento, algumas auto-estradas.
Até aqui, parecendo que não, já estava 3-0.
Só que a líder do PSD não perdeu a oportunidade de fazer com que este debate materializasse uma viragem clara. Entre aquela maioria absoluta que o PS ia pedindo até à vitória que o PSD vai conseguir no próximo dia 27.
Repararão que Sócrates não falou, uma única vez, do seu programa eleitoral, deixando todo o espaço para que se falasse, apenas, no programa do PSD. 4-0.
Repararão que Sócrates não respondeu, com clareza, ao impacto futuro nas reformas, resultante da reforma da segurança social. Fugiu, como é seu hábito, às questões mais difíceis. Ao contrário de Ferreira Leite que, exceptuando a questão da lista de deputados pela Madeira, respondeu a todas as questões com clareza. 5-0.
A ideia com que fiquei, depois de ter terminado este ciclo de debates foi que a demagogia perdeu. Sócrates só venceu a Louçã. Louçã perdeu com todos. Jerónimo esteve ao seu nível. Portas e Ferreira Leite foram somando pontos.
Sócrates, depois deste debate, tem apenas mais duas coisas para dizer aos portugueses: vai continuar a dizer que o PSD é quer parar e suspender tudo, o que não é verdade (como tem vindo a ser demonstrado com a elevação necessária a alguém com sentido de Estado) e a falar da maledicência e das campanhas negras. Vão ser duas semanas a dizer as mesmas coisas. E isso é manifestamente pouco para alguém que quer continuar a ser Primeiro-Ministro.
Manuela vai ter duas semanas para estar de norte a sul do continente e nas ilhas a divulgar as suas ideias para o País. Tem, do seu lado, a credibilidade e a verdade. Não tem, contra si, uma série de episódios que, todos juntos, poderiam dar numa triste telenovela.
Sem fazer "chantagem" com eleitorado, com o qual é imprescindível que se fale verdade, nada mais poderemos esperar, no dia 27 de Setembro, do que uma conjugação de três situações: uma grande derrota de Sócrates, uma boa vitória do PSD, uma enorme esperança para Portugal.

3 comentários:

Visconde disse...

III Liga do Visconde

Já abriram as inscrições, não percam tempo até 3ª feira. Este ano com novidades e prémios.

Código da Liga: 53030-11799

Abraço

João António disse...

Eu que não aprecio a senhora assisti a uma vitória clara por KO , não sei se foi por estar a debater com uma ela que ele ficou baralhado e espantado ! Mas ao dizer que mudava os ministros só de razão à dita que o governo Sócrates foi um fiasco ! Quanto aos comentadores parecem aqueles patos na ilha deserta que dizem"pica, pica até chegares aos miolos tens muito que picar"

António Lopes da Costa disse...

A propósito da Liga do Visconde, aproveito para pedir a quem por aqui passar para ao seu blogue e para se inscrevem na sua Liga, onde, no ano passado, se bem me lembro, não passei do meio da tabela.
É o ideal para os treinadores de bancada.

Caro João António, concordo completamente consigo. Foi uma vitória construída ponto a ponto que se traduziu, também na minha opinião, num KO.
Em relação aos comentadores, o suor de um deles que dava a vitória no debate a Sócrates na SIC Notícias, assim como o nervosismo e a berraria no Eixo do Mal demonstram bem que o que eles dizem não corresponde à realidade. E eles sabem disso...

Um abraço e esperemos uma vitória do Sporting daqui a pouco, em Alvalade.