sexta-feira, 25 de setembro de 2009

V de Vitória


Chego agora da arruada do PSD, que começou no Largo de Camões e terminou no Terreiro do Paço. E uma coisa é certa: a onda laranja acabou, dando lugar a um autêntico tsunami, que tornou pequenas as largas ruas da Baixa lisboeta.
Estava, em Lisboa, um mar de gente. Como esteve ontem no Porto. E como tem estado de norte a sul do País. Gente que se junta, pelas dez e meia da manhã, sem que existam camionetas de 50 passageiros a "carregar" pessoas. É por isso que eu só posso acreditar que, no domingo, o PSD vai vencer as eleições.
Até porque, depois do suor dos encontrões, estive perto de uma hora para passar os Restauradores, dado que várias pessoas, que me viam com a camisola e a bandeira do Partido, me abordaram. Todas elas estavam muito desiludidas com o estado do país, muito desencantadas com as sondagens, mas plenamente confiantes numa vitória expressiva do PSD no próximo domingo.
Entre as pessoas que me abordaram, estavam os "homens da luta". Que foram engolidos pelo tsunami laranja e rapidamente desistiram de fazer o seu humor. Mas não foi por isso que deixei de os cumprimentar com sorrisos, já depois do mar gente. A democracia tem lugar para todos. E não pode haver censuras.
Respondi-lhes que "sim" quando me perguntaram se "a luta continua". É que, depois de tanta gente, logo pela manhã, estou plenamente confiante de que vou estar, no domingo, a fazer um "V". Um "V" de Vitória.

4 comentários:

Anónimo disse...

Meu caro António.
Parece que existe uma cortina de ferro montada um pouco pela sociedade e que inclui as televisões. Vi em politicadaverdade.com a arruada e é inadmissível que a SIC não a passe, a TVI diz que foi pouco participada e a RTP apenas passa poucas imagens.

Há uma cortina de ferro em Portugal.

Eu vou votar útil no PSD para pôr fim a este governo do PS. E vê lá se me aceitas finalmente no facebook.

Maria Ana Castello-Branco disse...

Vamos fazer todos um V de Vitória :)

maria disse...

Também estou confiante no "V" de vitória no próximo domingo.

O António esteve na rua e sentiu na pele o apoio dos portugueses a Manuela Ferreira Leite e ao PSD.

Eu não estive lá, mas acredito em si.

Pena que as televisões, rádios e jornais não digam o que viram e até dão a entender, quando se vê muita gente na rua, que metade das pessoas que se veêm são apoiantes do PS porque as duas campanhas marcaram o mesmo local para o mesmo dia...ouvi ontem e hoje.

Como se isto não bastasse ainda ouvi hoje os comentadores, em balanço de fim de campanha, dizerem que a melhor campanha foi a do PS...que o PSD se limitou a falar do medo e da asfixia democrática...um comentador da TSF e Constança Cunha e Sá na TVI...

Manuela Ferreira Leite pode vencer as eleições, mas difícilmente vai vencer a comunicação social...e num país à beira-mar plantado, como o nosso, quem manda são os jornalistas...são eles que infuenciam o povo, mais que os políticos...

Enfim!

Bjs :)

António Lopes da Costa disse...

Anónimo nº1: é, de facto, inacreditável. Mas deixemos o dia de hoje para que as pessoas possam reflectir.

Maria nº1: esperemos que sim.

Maria nº2: confio na reflexão dos portugueses.

Anónimo nº2: no dia em que o Benfica não precisar de ajudinhas extra para ganhar em Leiria, no dia em que o Benfica for superior ao Guimarães, no dia em que o Benfica jogar contra equipas a sério e ganhar...cá estarei para o elogiar. É que não me convencem os 8 dados ao Azenha nem o empate em casa com o Marítimo nem, menos ainda, vitórias contra Borisov's ou Vorskla´s.
O Benfica, quando jogou contra a equipa um pouco mais fortes, como o Atlético de Madrid ou o AC Milan, não venceu. Não jogou contra o Braga, Porto, Sporting, Nacional e muitos outros jogos difíceis que terá pela frente.
O futebol praticado não me convence. E a pontuação, à 6ª jornada, é pouco relevante. Porque no ano passado falava-se que o Leixões até poderia ser outsider e que o Benfica, líder isolado de Inverno, ía ser campeão.
A história é sempre a mesma. A história real. A ilusão, alimentada por ajudas extra, é que é cada vez maior. Problema dos benfiquistas.
Não posso deixar de lhe dar só mais uma palavrinha: aproveite este dia, que provavelmente (tendo em conta a jornada desportiva) lhe trará alegrias, para fazer uma reflexão. Séria e profunda. Sobre o sentido do seu voto de amanhã. Pense bem no Portugal que quer daqui para a frente.

Sejamos livres. E façamos a reflexão.

Viva a democracia!


Beijinhos e abraços