segunda-feira, 28 de setembro de 2009

O País está à espera…


Um país inteiro foi votar sem saber o que tinha o seu Presidente para lhe dizer, sobre a possibilidade da Presidência da República estar a ser vigiada.
E, juntando-se à enorme crise que atravessamos, a realidade política alterou-se significativamente: apesar de vermos que a esquerda é quem continua a ter mais assentos parlamentares, a direita cresceu muito e o PS dispõe agora de uma frágil maioria relativa, que pode cair a qualquer momento, seja por dissolução da Assembleia, seja através de uma moção de censura bem sucedida.
O silêncio de Cavaco Silva pode ter influenciado os resultados eleitorais. Pode. Mas para sabermos se teve, ou não, influência, é preciso saber, agora mais do que nunca, o que Cavaco tem para dizer.
Ainda para mais, verificamos que foram os próprios socialistas que puseram Cavaco entre a espada e a parede, já que ontem, em pleno Hotel Altis e entre várias bandeiras gay, ouvimos os socialistas gritarem “a luta continua, Cavaco para a rua”. Diga Sócrates o que disser (mas ainda alguém acredita no que ele diz?), o que é certo é que esses gritos, no calor de uma vitória, revelam a verdade sobre o que vai na alma dos dirigentes e militantes do Partido Socialista.
O País quer saber o que tem Cavaco para dizer. Porque o País até percebe que Cavaco não devesse ter falado de um assunto de tamanha gravidade a poucos dias das eleições. O que o País não iria perceber é se Cavaco, mesmo que falando agora, não dissesse nada. Porque criou o “suspense” e lançou a dúvida.
Falar e dizer qualquer coisa pode até comprometer o Governo socialista. Falar e não dizer nada pode ser fatal para o próprio Cavaco.

2 comentários:

Maria Ana Castello-Branco disse...

"Falar e dizer qualquer coisa pode até comprometer o Governo socialista. Falar e não dizer nada pode ser fatal para o próprio Cavaco."

E "tenho dito".

OCTÁVIO DOS SANTOS disse...

A propósito, precisamente, das «várias bandeiras gay»...

http://esquinas.org/blog/2009/09/25/sob-a-bandeira-arco-iris